As ações que compõem o programa abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividade física, e ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade.
As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias, entre outras práticas sociais.
Reflexão: No mês de agosto realizamos como equipe de saúde do NASF, um encontro com pais, alunos e professores no CEMEI Maricota no bairro do Jardim São Paulo, com objetivo de desenvolver uma roda de conversa com pais e professores sobre alimentação saudável. Com as crianças foi feito atividades de práticas corporais através de brincadeiras (estátua, teia de aranha, caçapa, balão). A atividade trouxe importantes reflexões sobre a saúde alimentar e a prevenção da obesidade infantil aos pais, entretanto, a escola já dispõe de atividades de conscientização sobre o tema, com a participação da equipe de saúde do bairro, cria-se uma intersetorialidade importante para o avanço dos objetivos propostos pelo Ministério da Saúde.