segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Quem planta, colhe!


Alguns meses atrás publiquei aqui um projeto na UBS do Jardim São Paulo 2 em Foz do Iguaçu sobre o plantio de uma horta urbana com iniciativa dos funcionários da unidade. Esse mês retornei lá e testemunhei o resultado do projeto, verduras que foram plantadas sendo colhidas e usufruídas pelos trabalhadores em suas refeições na unidade. Além de proporcionar alimento saudável e paisagismo ao ambiente da UBS, o projeto também proporcionou a melhora do relacionamento interpessoal. 

Reflexão: A saúde do trabalhador da saúde precisa ser incentivada em projetos como esse. Todo processo de construção do projeto trouxe muitos benefícios individuais e coletivos para os trabalhadores. Apesar de serem sempre criticados pela população em geral, o servidor público de saúde também é um cidadão e enfrenta, muitas vezes, os mesmos problemas emocionais e de saúde, assim como tantos outros. Para que a população tenha um melhor atendimento e resolutividade, é preciso que este trabalhador esteja "bem", para tal, é necessário implementar cada vez mais projetos que promovam a qualidade de vida desses trabalhadores.

AUTOMOTIVAÇÃO


A motivação no exercício deve ser uma constância. Por que tantas pessoas não têm motivação e evitam fazer exercícios físicos? Com todos os benefícios que um treino fornece, por que alguém continuaria levando um estilo de vida sedentário?
Para muitos é devido aos pensamento e atitude negativos sobre o treino e atividade física. Você pode pensar que está totalmente consciente e em controle do seu comportamento, mas na verdade é seu subconsciente que o controla. Se você programa seu subconsciente com pensamentos e atitudes negativos, ele irá guiar todo o seu comportamento baseado nisso. Se você sabe que deve fazer exercícios físicos, mas não consegue se motivar para isso, é provável que pensamentos e atitudes negativas a respeito do exercício permeiem seu subconsciente. É muito comum que a maioria das pessoas pensem diariamente coisas do tipo “Não adianta… Não vou conseguir emagrecer” ou “esses exercícios são muito chatos, não aguento fazer iso” e por aí vai…
Não importa o quão mal você se sente sobre seu nível de fitness, você nunca irá fazer exercícios físicos de forma regular se não perder essa negatividade e substituir por pensamentos e ações positivas. As pessoas que malham regularmente pensam coisas positivas a respeito da atividade física. Se você luta constantemente contra a motivação para se exercitar e não tem certeza se jamais será capaz de fazer exercícios físicos regularmente, você precisa aprender como mudar isso agora. Ao alterar seus pensamentos você muda suas atitudes, crenças e hábitos emocionais. A reprogramação mental tem como alvo seu subconsciente e te ajuda a substituir pensamentos negativos que te fazem evitar a atividade física por outros que fazem com que você queira logo que o próximo treino chegue.
O primeiro passo é você de fato buscar um exercício físico que te dê prazer. No início é possível que não seja tanto prazer assim já que não está habituado com aquilo. Mas o importante é você não se sentir obrigado a fazer uma coisa que odeia.
Reflexão: Neste dia conversei com o grupo sobre a automotivação, sobre a importância de valorizar a vida, as pessoas, e a si próprio, sobre a importância da gratidão, do respeito. Tudo isso foi pra exemplificar em poucas palavras que a Qualidade de Vida é uma escolha, e que cada um tem o direito de escolher.

Educação Permanente em Saúde

         Revista Atenção Primária e Boas Práticas
Revista Atenção Primária à Saúde & Boas Práticas é uma iniciativa do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, fundada através de ata datada de 20 de agosto de 2019 na reunião mensal do NASF-AB, com ideação do Fisioterapeuta residente José Alexsandro de A. Nascimento, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Tem o propósito de estreitar as relações entre a educação continuada, educação permanente em saúde e o serviço de atenção à saúde. Será uma publicação multidisciplinar institucional da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu. Trata-se de uma revista eletrônica com periodicidade semestral, contendo Relatos de Experiências, expondo as práticas desenvolvidas no campo de atuação profissional ou acadêmica, com uma breve discussão de uma experiência com características singulares.

OBJETIVO

Fornecer o acesso à produção intelectual aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, contribuindo para o aumento da visibilidade dos trabalhos desenvolvidos nos campos de atuação da atenção primaria à saúde, possibilitando utilizar os resultados das publicações como indicador tangível da qualidade do serviço e compartilhamento de práticas exitosas, assim, construir um sistema de repositório institucional de informação que armazena, preserva e divulga os trabalhos realizados no município.
Aprendizado
Tive o privilégio de participar ativamente da implementação da revista na Secretaria Municipal de Saúde. Ela é meu trabalho de Conclusão da Residência - TCR na prática. Vou apresentá-la como ferramenta de Educação Permanente em Saúde e acompanhar seu desenvolvimento no primeiro ano de sua existência (2019-2020).