quarta-feira, 13 de maio de 2020

eNASF-AB e a pandemia do COVID-19

O Programa de Residência Multiprofissional da UNILA com foco na Saúde da Família é composto por profissionais de diversas áreas de atuação (fisioterapia, enfermagem, saúde coletiva, odontologia, psicologia, nutrição) e estão distribuídos nos serviços públicos de saúde da atenção primária. A proposta do curso de pós graduação é permitir uma atuação multiprofissional e interdisciplinar no âmbito da atenção básica, sendo assim, a maioria dos profissionais estão atuando no eNASF-AB, nesse caso, no município de Foz do Iguaçu. 

Em janeiro deste ano (2020) o programa do NASF sofreu uma mudança no sistema de financiamento do SUS, o que, no entanto, não sofreu drásticas mudanças na sua forma de atuação. As equipes NASF agora passam a ser chamadas de eNASF-AB, ou seja, equipes multiprofissionais da atenção básica, porém, basicamente com a mesma atuação dantes, cobrindo agora, além da ESF também as unidades abertas.

Com o decreto de pandemia em março deste ano pela OMS, a dinâmica do eNASF-AB sofreu ajustes. O primeiro deles foi a suspensão de todos os grupos terapêuticos, principalmente os de grupos de risco (idosos). Posteriormente foram suspensos os atendimentos domiciliares, exceto para extrema necessidade, e os atendimentos individuais nas UBS. Houve uma readequação na rotina das ações para todos os profissionais, o que provocou uma certa complexidade no serviço. 

A residência multiprofissional também precisou se readequar, e muitos residentes tiveram, inclusive, que serem realocados em outros serviços da rede, dentre eles: teleatendimento, telemonitoramento, videoatendimento, apoio as campanhas de vacina, saúde do trabalhador, apoio as ações de fronteira, produção de artigo científico, etc. 

Reflexão: Como fisioterapeuta, passei a atuar em áreas de apoio a diversas ações de enfrentamento do covid-19. Inicialmente fui desafiado pelo preceptor a produzir um artigo científico sobre a atuação da fisioterapia em período de pandemia. Particularmente, tem sido muito produtivo essa iniciativa, pois me permitiu entender e estudar profundamente sobre o tema, uma vez que se tornou de suma importância a atuação dos profissionais de saúde em várias áreas do conhecimento. Em paralelo, pude atuar no apoio a campanha de vacina domiciliar para idosos, visitas domiciliares, produção de relatório quadrimestral, divulgação da revista de atenção primária e boas práticas nas unidades de saúde, ginástica laboral para trabalhadores da saúde nas UBS. Em breve estarei publicando aqui o artigo produzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário