VACINAS DOMICILIARES À IDOSOS
Com objetivo de garantir a proteção aos idosos contra o Coronavírus, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, fará a vacinação desse grupo de casa em casa a partir da próxima segunda-feira (23 de março de 2020), quando tem início a Campanha Nacional contra a Influenza. A ação também contará com a entrega de repelentes para prevenção da dengue aos idosos.
A SMSA está organizando as equipes das 29 unidades básicas de saúde para percorrem todas as regiões e vacinarem as pessoas acima de 60 anos. “Os profissionais vão fazer a vacinação por ruas, percorrendo todas as regiões da cidade. É uma medida fundamental para garantir a permanência do idoso na sua residência e evitar que procure as unidades de saúde”, explicou a enfermeira do Programa Municipal de Imunização, Adriana Izuka.
Em programação à campanha de vacinação domiciiar, a equipe eNASF-AP se organizou para dar suporte a essa ação. Profissionais da enfermagem, fisioterapia, nutrição, e agentes comunitários se uniram para vacinar e orientar a população idosa a aderirem a vacinação e não se expor ao coronavírus saindo de suas casas para ir até à UBS. Sem a participação conjunta seria praticamente impossível tal ação, já que as equipes em si, sozinhas não dariam conta da demanda. Enquanto os ACS iam contactando e identificando os idosos em suas residências, a equipe de suporte (eNASF-AP) ia preenchendo a ficha e cartão de vacinação, em seguida eram vacinados pela enfermagem. A ação perdurou por cerca de 3 (três) semanas.
Fotos:
REFLEXÃO: A complexidade de se realizar uma ação desse porte é desafiador. Primeiro porque a equipe é insuficiente, imagine você ter que atender toda uma população adscrita (mais de 1.000 pessoas) na UBS em campanha de vacina, e agora ter que sair de casa em casa vacinando a mesma população. Vale lembrar que foi algo inusitado devido ao foco pandêmico, porém foi nítido que o sistema de saúde municipal não está preparado para lidar com tal situação. Houve falha na distribuição de vacinas para os municípios, o que atrasou o trabalho da equipe e deixou a população desinformada e estressada. Aos poucos as coisas foram se encaixando e no final tudo deu certo. Mas graças ao esforço, dedicação e comprometimento de toda a equipe. Meus parabéns!
Nenhum comentário:
Postar um comentário