quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Trabalho de Conclusão da Residência - TCR e a pandemia

 


TCR e a Pandemia 

    Esse talvez tenha sido o maior desafio da residência. Inicialmente o projeto de pesquisa idealizado seria sobre a Revista de Atenção Primária e Boas Práticas criada com a iniciativa de residentes e que foi indexada no portal da prefeitura de Foz do Iguaçu. Porém a pandemia, com seus inúmeros protocolos de biosegurança, desencorajou-nos a produzir a pesquisa de campo. No início era tudo muito incerto e temeroso. Ir até determinados locais se tornava muito restrito e ao mesmo tempo nos transmitia medo. Até mesmo alguns setores públicos restringiam acessos físicos, como por exemplo, os setores de protocolo, que inviabilizou por um curto espaço de tempo solicitações de aprovação para a pesquisa de campo. A maioria dos residentes não conseguiram fazer nesse período, por isso fomos desencorajados a mudar a metodologia de pesquisa. Somente após um período, onde todos começamos a aprender com a pandemia, foi pensado em estratégias remotas de protocolo, além de outros serviços virtuais que ainda não existiam.
            A pandemia realmente trouxe muitos aprendizados e mudanças de paradigmas. A acessibilidade se tornou mais evidente e necessária. Serviços que eram feitos somente presencialmente, agora passaram a serem feitos de forma virtual, cartórios, consultas médicas, agendamentos de serviços, protocolos, e tantos outros serviços públicos e privados. Todos tivemos que nos reinventar.
       O TCR pra maioria de nós não permitiu algumas situações, mas por outro lado, trouxe a necessidade de outros temas que, de alguma forma, envolvia a atual situação pandêmica. Meu tema por exemplo passou a ser a Educação Permanente em Saúde - EPS e a possibilidade de pensarmos sobre a atuação do profissional de saúde no mundo do trabalho com uma perspectiva positiva e inovadora, reconhecendo que temos um papel importante na sociedade de transformadores do mundo trabalho em saúde.
           Trouxe um tema com uma metodologia de Revisão Integrativa da literatura, método este advindo das Práticas Baseadas em Evidência - PBE. Me permitiu conhecer e explorar muito mais o conteúdo da EPS e propor reflexões sobre a temática na Atenção Primária à Saúde - APS. O tema elencado foi: EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: POSSIBILIDADE DE PENSAR SOBRE O    COTIDIANO NO MUNDO DO TRABALHO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.

          Devido questões de oportunidade de trabalho após o término da residência, não pude concluir em tempo hábil a defesa do TCR, tive que pedir a Dilação do TCR (documento que solicita a prorrogação da apresentação do TCR após período regular). Toda documentação necessária foi providenciada e então agendado a apresentação (que ocorreu no dia 25/11/2021).
            Fiquei extremamente feliz com o resultado da pesquisa, confesso que foi trabalhoso, mas muito gratificante. Talvez o melhor trabalho de publicação que desenvolvi sozinho. A nota da banca avaliadora diz tudo (9.7) e me deixou muito contente. Enfim, encerra mais um desafio em minha trajetória como residente multiprofissional. Espero ter cumprido a missão de profissional da saúde mais uma vez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário