domingo, 9 de junho de 2019

Controle da hipertensão


A hipertensão está entre as enfermidades que mais matam no Brasil. A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.  A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
Fonte: Ministério da Saúde.

Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano. No caso dos idosos o controle pressórico precisa ser constante, inclusive antes e depois dos exercícios.

Reflexão: Nos grupos terapêuticos verificamos a pressão uma vez por semana e assim conseguimos acompanhar o hipertenso orientando e monitorando o uso adequado da medicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário