domingo, 6 de outubro de 2019

Seminário Internacional de Saúde do Homem

Nos dias 25-27 de setembro de 2019, aconteceu o Seminário Internacional de Saúde do Homem, no PTI - Itaipu, Foz do Iguaçu - PR. O evento contou com presença de profissionais da saúde pública da Argentina, Brasil e Paraguai e trouxe uma temática pouco debatida entre esses países. 

A realização é do GT Itaipu-Saúde, Grupo de Trabalho constituído pela Itaipu Binacional e composto por representantes do governo e entidades representativas de saúde do Brasil, Paraguai e da Argentina. O objetivo do seminário é articular, planejar e fomentar ações mais integradas relacionadas à saúde do homem, diante das diferenças regionais, e ainda, capacitar os gestores e profissionais da saúde, incluindo agentes comunitários de saúde, sobre as temáticas ligadas ao cuidado em saúde do homem.


Tivemos ainda, a oportunidade de conhecer alguns locais turísticos de ITAIPU. Foi uma experiência única, pois enquanto residentes não temos tempo hábil para reunir todos em um ambiente de tamanha exuberância. Durante a programação foi nos oferecido a oportunidade de conhecer o Refúgio Biológico, um passeio rico em conhecimento e totalmente natural, conhecemos o projeto Piracema, que foi idealizado para manter a diversidade de espécies de peixes do rio, e que com a construção da represa, trouxe a diminuição da sobrevida dessas espécies. Foi então construído um córrego artificial para que as espécies pudessem se reproduzir e subir o rio em direção a represa. Também conhecemos diversas espécies de aves, plantas, e animais silvestres em perigo de extinção, como por exemplo a onça pintada.

O Polo Astronômico foi outra importante visita, que nos trouxe um pouco da história dos nossos antepassados e de como se guiavam através do tempo e espaço usando os artifícios naturais. Pude visualizar o sol através de um potente telescópio e viajar virtualmente pelo imenso espaço e seus planetas. 

Reflexão: Mesmo em serviço e educação permanente, é possível desfrutar de momentos agradáveis, o contato com a natureza proporciona relaxamento e renova nossas convicções de que é possível trabalhar em harmonia uns com os outros sem enveredar para o adoecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário