domingo, 6 de outubro de 2019

Controle de peso X Alimentação saudável

 Educação em saúde

No mês de setembro foi realizado um trabalho multiprofissional com a equipe de fisioterapia e nutricionistas sobre o índice de massa corporal e antropometria.
 Os participantes foram da turma da coluna da associação dos moradores do 1º de Maio, cerca de 40 pessoas. Inicialmente foi feito a medição de todos e o peso, e posteriormente foi apresentado a eles os níveis de risco.

 Aprenderam sobre o IMC e como pode impactar a saúde, os índices de obesidade foram altos e deixou muita gente com a "pulga atrás da orelha", o que foi muito bom, pois despertou uma preocupação presente no grupo.

98% desse grupo possui problemas de pressão e fazem  uso de medicação. A maioria são idosos acima de 60 anos e do sexo feminino. Apresentam histórico de quedas, depressão, diabetes, ansiedade, limitação motora. 
As intervenções aconteceram num intervalo de duas semanas. Outro grupo de estagiários de fisioterapia também realizaram testes de funcionalidade, enquanto que o estagiário de nutrição abordava dúvidas sobre alimentação saudável.

Ao final de duas semanas foi feito uma roda de conversa com o grupo e cada um recebeu suas medições, bem como o nível de risco do IMC. Usando a metodologia ativa participaram em grupo da construção de idéias sobre como se alimentar adequadamente aliado ao exercício físico.

Reflexão: A ação foi importante para que todos se conscientizassem dos perigos de uma alimentação desgovernada e irresponsável, principalmente na fase idosa. Como disse, esse é um grupo em que quase todos fazem uso de medicação controlada.

Cabe ao profissional de saúde despertar um sinal de alerta nessa população, já que muitos deles não aceitam as orientações dos próprios familiares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário