domingo, 26 de maio de 2019

Turma da coluna


FISIOTERAPIA EM GRUPO 


A terapia lúdica em grupo proporciona, além dos benefícios físicos, a socialização em grupo, permitindo a motivação e a solidariedade. Percebe-se que em sua maioria, são os idosos que procuram tais atividades. Quando se tem a presença de jovens, eles ficam mais motivados, foi o caso deste encontro, que teve a presença dos estagiários de fisioterapia da UNILA e trouxeram uma proposta de exercícios bastante criativa e motivadora com auxílio da música.
Exercícios como a propriocepção, equilíbrio, mobilização articular ativa, cognição, concentração, e motricidade, foram os objetivos propostos por essa atividade (à esquerda), que consistia em jogar a bolinha dentro do cone à uma certa distância. Foi percebido que muitos idosos, apesar de apresentarem a melhora do equilíbrio, ainda sentem muita dificuldade em manter-se estático e ao mesmo tempo realizar uma função de concentração. A atividade ajuda o idoso a evitar quedas enquanto estiverem realizando suas tarefas domiciliares.
A lateralidade, treino de marcha, ponto fixo, localização de objeto, concentração, motricidade, mudança de direção, propriocepção, foram os objetivos dessa atividade (à direita). Eles foram desafiados a fazerem um curto percurso entre os cones em posição diagonal, e foi pedido que fizessem diferentes tipos de percurso, de frente, de lado, de costa. Percebeu-se maior dificuldade na lateralidade dos movimentos. O exercício irá ajudar a evitar as quedas da própria altura durante a caminhada em terrenos irregulares e no equilíbrio.
 O alongamento muscular, flexibilidade, liberação de pontos gatilhos, ganho articular, força muscular, foram os objetivos deste exercício, com o auxílio do bastão, realizaram vários movimentos ativos e ativo assistidos. Realizaram movimentos em pé e deitados em tapetes acolchoados usando a cinesioterapia. Muitos idosos têm dificuldade para alguns movimentos articulares, alguns senil, outros por senescência. Os exercícios irão ajudar na manutenção e melhora da flexibilidade, ganho de força muscular, ganho de ADM.


Reflexão: Cuidar do idoso requer paciência, bondade, responsabilidade, carinho, atenção, respeito, reciprocidade, e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário