quarta-feira, 1 de maio de 2019

Modelos de Atenção à Saude

Movimentos Ideológicos e Proposições de Modelos

O modelo prevencionista surge com a concepção de causa e efeito da doença - multicausalidade - onde a doença ocorre a partir do desequilíbrio nas relações (físico, biológico, sociocultural). O modelo da Medicina Comunitária traz a concepção da regionalização e da integração das ações e dos serviços visando o cuidado progressivo ao paciente (continuidade ou integralidade da atenção). Ambos os modelos dão o pontapé inicial para a construção de um novo movimento voltado para a Atenção Primária à Saúde, com ênfase em tecnologias simplificadas e de baixo custo. Outro modelo muito discutido na década de 70 foi o "Campo da Saúde", que foi reforçado em 1986 com a carta de Otawa, e ficou conhecido como "Promoção da Saúde". Este novo modelo visava a garantia de igualdade de oportunidades, e propunha a elaboração e implementação de políticas públicas de saúde, ambientes favoráveis à saúde, ações comunitárias, desenvolvimento de habilidades pessoais, reorientação do sistema de saúde. Com a criação de programas voltados à saúde da mulher, materno infantil, imunização, tuberculose, etc, começa a se falar na saúde em sua integralidade, ou seja, programas que visasse a saúde de forma integral, e não somente de maneira verticalizada. No Brasil, a partir de 1996 começa a pensar em um modelo de Atenção para a Qualidade de Vida, e que não mais em um modelo hegemônico com práticas individualistas, curativas e centradas em doenças. Pode-se dizer que tanto o modelo médico como sanitarista, ainda são predominantes no sistema de saúde brasileiro. O conceito de Saúde Baseada em Evidências trás um enfoque fundamentado na epidemiologia clínica, tecnológica, e bioestatística. Este conceito tem origem em um modelo da Atenção Gerenciada, onde a contribuição da produção e disseminação do conhecimento científico torna-se mais produtivo e eficaz.
LOBATO L.V et al. Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. FIOCRUZ, 2ª edição; 464-471, 2013.

Aprendi: Esse foi o resumo de uma proposta de aprendizado a partir da elaboração de uma síntese do conhecimento científico em sala de aula usando como referência o tema exposto. A leitura de temas como esse, sem dúvida proporciona e agrega um melhor aprendizado e nos faz perceber o quanto avançamos como sociedade. Quando me deparo com desafios no campo da saúde e colegas de trabalho que realmente vestem a camisa para fazer as coisas acontecerem, percebo que ainda temos que avançar muito no que diz respeito ao cumprimento das nossas políticas públicas de saúde. Não temos que criar novas leis de políticas, pois elas já existem e sempre estão em aprimoramento, temos que fazê-las acontecerem na prática, e isso demanda boa vontade, disposição, responsabilidade.

Me motivou: Fazer o que estiver ao meu alcance para que de fato a sociedade possa usufruir dos serviços de saúde com dignidade e respeito.

Para melhorar meu aprendizado: Ler mais sobre políticas públicas de saúde.

Sugestão: Acho que é bem mais proveitoso o incentivo a leitura e síntese de idéias no horário da aula, já que muitos não têm tempo hábil para desenvolver leitura durante a semana. Muitas leituras quando enviadas para serem feitas e entregues seus relatórios posteriormente, dificilmente são lembradas ou mesmo realizadas com efetividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário