quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Cuidando de quem cuida

 A saúde do trabalhador

O trabalhador de saúde pública está predisposto a diversos agravos à saúde, sendo o principal a saúde mental. 

"Fundamentar ações claramente destinadas à valorização do trabalho e dos trabalhadores da saúde faz parte dos princípios do SUS. Esperamos que o Panorama da Saúde dos Trabalhadores da Saúde seja o marco para a visibilidade de mais indicadores positivos de saúde, desta vez relacionados ao plano das condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores do SUS". 
Dr. Guilherme Franco Netto
Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.

A equipe do NASF-AB Leste de Foz do Iguaçu realiza ações voltadas para essa política, já que os trabalhadores da saúde que compõe a ESF são fundamentais para a construção de um modelo assistencial preventivo e educador. As ações são realizadas atualmente em três ESF, sendo Jd São Paulo 1 e 2, e São Roque, uma vez por semana em dias e horários agendados. 
No primeiro momento acontece a Cinesioterapia Laboral que consiste em movimentos ativos individual e em grupo de mobilização articular, força muscular, alongamentos, equilíbrio, propriocepção, coordenação motora, concentração, consciência corporal. Posteriormente participam de uma roda de conversa sobre temas relacionados à saúde mental usando a metodologia ativa. Cada ação é dirigida por um profissional da equipe NASF com a participação ativa de todos os outros componentes.
 Os objetivos principais são:

Relaxamento

@ Motivação

@ Melhorar o relacionamento interpessoal

@ Reduzir tensões musculares

@ Redução de LER e DORT

@ Incentivar a prática do exercício
 @ Companheirismo

@ Saúde mental

@ Educação postural

@ Consciência corporal

@ Quebra da rotina

@ Aumentar a concepção de saúde 

@ Fortalecer o trabalho em equipe
Reflexão: Apesar de estarmos trabalhando na saúde, não significa que "temos" saúde. Oferecer momentos como esse de reflexão e cuidado individual ajuda a compreender melhor onde estamos, como estamos, e pra onde vamos da forma que vivemos e trabalhamos. Infelizmente as equipes NASF-AB não são suficientes para dar conta dessa demanda em outras UBS, seria imprescindível estratégias em toda a rede de AP com um suporte humano adequado para alcançar esses objetivos, e poder então, ter um atendimento mais humanizado e motivado no SUS.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

AGOSTO AZUL

 Saúde do Homem

O mês de agosto foi escolhido para promover a saúde do homem, pois percebe-se que essa população ainda tem dificuldade em vir à UBS em busca de auxílio e orientação para o cuidado da saúde. A grande maioria só procura o atendimento quando realmente sua saúde é prejudicada pelo processo de adoecimento. Pensando nesse desafio foi realizado uma programação toda especial no sábado 

durante o período da tarde para atender a comunidade em geral, principalmente os homens. Para tal, foi feito toda uma divulgação prévia pelas equipes de ESF através dos agentes comunitários e mídias locais, o que proporcionou um grande número de participantes. Foi oferecido diversas intervenções, todas voltadas para a prevenção e promoção da saúde, dentre elas:
 Avaliação antropométrica, Teste de flexibilidade, consulta médica, aferição de PA, teste de glicemia, teste rápido, vacinas, oficinas de saúde, atendimento de psicologia, atendimento nutricional, orientação familiar, além de sorteio de brindes e um gostoso lanche à disposição de todos. O evento contou com a presença do prefeito e sua equipe, e ganhou repercussão nas mídias. A equipe do NASF-AB também esteve presente, além do CCZ - Centro de

Zoonoses de Foz do Iguaçu que atuou com exposição, campanha de combate à dengue e vacina de animais.
Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Porém os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas. Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostra que 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. O estudo também revela que mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado. Os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. Entre as causas de morte prematura estão à violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares e infartos. Por isso o Ministério da Saúde implementou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Um dos principais objetivos é promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina e propiciar um melhor acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS). 
Reflexão: 
Infelizmente confesso que vivo na prática esse dilema de não cuidar da minha saúde de forma preventiva. Apesar de ser um profissional da saúde, acabo por não procurar os serviços/colegas de serviço para uma avaliação médica 

ou mesmo preventiva. Também faço parte dessa triste estatística, porém estou mudando esse conceito, e já tenho vivenciado os benefícios de gerenciar meu cuidado da saúde. Desafio você a fazer o mesmo! 

Turmas da caminhada



As turmas da caminhada são grupos de exercício físico com objetivo de promover a prático do exercício e a qualidade de vida. Atualmente acontecem dois grupos (Morumbi e Jd São Paulo) de caminhada com uma média de 40-50 participantes ao todo, sendo a maioria de pessoas idosas e do sexo feminino. No município de de Foz do Iguaçu no período do frio diminui a adesão, mas quando chega o período quente o número aumenta, devido a melhores condições físicas e fisiológicas dos idosos principalmente. Apesar de ser um espaço de promoção da saúde física, percebo que muitos benefícios são coadjuvantes, como por exemplo a saúde mental através da socialização do grupo e também pelos benefícios hormonais do exercício (serotonina, adrenalina, etc).

Reflexão: Os profissionais de fisioterapia e educadores físicos formam uma parceria extraordinária quando empenhados em promover saúde. Nesse caso, trabalhamos em conjunto, junto às equipes de ESF e participação dos agentes comunitários de saúde, com presença esporádica da enfermeira, psicóloga, nutricionista. Isso possibilita um maior incentivo dos participantes, pois entendem que estão bem assistidos, além de fortalecer o vínculo desses profissionais com a população.

Mentor de Projeto Integrador



Tive o privilégio de ter sido convidado para ser o Mentor de um Projeto Integrador de uma equipe de alunos de graduação do curso de Fisioterapia na UNIAMERICA. A mentoria me trouxe a oportunidade de desenvolver minhas habilidades profissionais e de ensino, além de alguns benefícios:
  • Ajudar a desenvolver ideias inovadoras em grupo, isso ajuda a estimular a troca de conhecimento sobre diferentes assuntos.
  • Possibilita o aumento da minha rede de contatos, principalmente dentro de minha área, facilitando o acesso a outras empresas, instituições, organizações e colegas de profissão.
  • Além de participar de novas criações, exerço minhas capacidades gerando visibilidade para meu trabalho podendo atrair outros negócios.
  • Acompanhando de perto o desenvolvimento de novos talentos, fico atualizado sobre as novidades do mercado de trabalho. Conhecendo os profissionais do futuro, ainda ficará mais fácil selecionar alguns para minha empresa ou negócio.
  • Trazer novas perspectivas de negócios e ampliar meus horizontes para ver novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Agradeço o convite dos alunos e parabenizo a iniciativa inovadora da UNIAMERICA.

domingo, 6 de outubro de 2019

Discussão do Plano de Cargos, Carreiras e Salário dos profissionais de saúde



Desde a institucionalização do Sistema Único de Saúde a partir da Constituição Federal de 1988, quatro questões sobre a gestão têm sido freqüentemente realçadas como fundamentais para a sua implementação: a descentralização, o financiamento, o controle social e os recursos humanos. De todas elas, a mais complexa e que vem sofrendo o maior processo de desregulamentação dentro da política de reforma do Estado no País é a dos Recursos Humanos. Trabalhadores dos diversos níveis de governo e de entidades prestadoras de serviço ao Sistema Único de Saúde-SUS convivem no mesmo local de trabalho com direitos e deveres diferenciados, o que é um problema ainda a ser resolvido. É comum a falta de estímulo profissional, os desvios de funções, as duplas ou triplas jornadas de trabalho, a submissão a formas improvisadas e arcaicas de vinculação e gestão, cuja regra é a transgressão à lei, e ainda, com poucos ou inexistentes espaços de negociação com seus empregadores. 

Reflexão: No mês de setembro tive a oportunidade de participar ativamente desta discussão no Fórum Permanente de Saúde do COMUS - Foz como coordenador da comissão de RH e Saúde do Trabalhador deste conselho. Fiz questão de abordar esse assunto aqui porque como residente multiprofissional também me vejo como trabalhador temporário do serviço público de saúde e tenho vivenciado na prática os atenuantes de uma classe trabalhadora que convive atualmente no município de Foz do Iguaçu com muitas injustiças, indiferenças e privilégios trabalhistas. Não entrarei em detalhes aqui, mas a equidade e universalidade como princípios do SUS também podem se aplicar aos trabalhadores da saúde, portanto, devem ser discutidas de forma responsável pela gestão pública.

Controle de peso X Alimentação saudável

 Educação em saúde

No mês de setembro foi realizado um trabalho multiprofissional com a equipe de fisioterapia e nutricionistas sobre o índice de massa corporal e antropometria.
 Os participantes foram da turma da coluna da associação dos moradores do 1º de Maio, cerca de 40 pessoas. Inicialmente foi feito a medição de todos e o peso, e posteriormente foi apresentado a eles os níveis de risco.

 Aprenderam sobre o IMC e como pode impactar a saúde, os índices de obesidade foram altos e deixou muita gente com a "pulga atrás da orelha", o que foi muito bom, pois despertou uma preocupação presente no grupo.

98% desse grupo possui problemas de pressão e fazem  uso de medicação. A maioria são idosos acima de 60 anos e do sexo feminino. Apresentam histórico de quedas, depressão, diabetes, ansiedade, limitação motora. 
As intervenções aconteceram num intervalo de duas semanas. Outro grupo de estagiários de fisioterapia também realizaram testes de funcionalidade, enquanto que o estagiário de nutrição abordava dúvidas sobre alimentação saudável.

Ao final de duas semanas foi feito uma roda de conversa com o grupo e cada um recebeu suas medições, bem como o nível de risco do IMC. Usando a metodologia ativa participaram em grupo da construção de idéias sobre como se alimentar adequadamente aliado ao exercício físico.

Reflexão: A ação foi importante para que todos se conscientizassem dos perigos de uma alimentação desgovernada e irresponsável, principalmente na fase idosa. Como disse, esse é um grupo em que quase todos fazem uso de medicação controlada.

Cabe ao profissional de saúde despertar um sinal de alerta nessa população, já que muitos deles não aceitam as orientações dos próprios familiares. 

TERAPIAS EM GRUPO

 Turma da Coluna

Exercícios de Alongamento, fortalecimento, equilíbrio, coordenação motora, respiração, controle pressórico.

Associação dos Moradores 1º de Maio

Dinâmicas de grupo, socialização, fortalecimento, coordenação motora, criatividade.

Paróquia Mário Filho - Morumbi
 Alongamentos, fortalecimento, condicionamento cardíaco, relaxamento.

NASF - Sul


Treinamento funcional, coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento, entretenimento, relacionamento interpessoal.

Escola Hérico Veríssimo - Jd. São Paulo 2
 Educação em saúde, controle da pressão arterial, controle da diabetes, socialização.

NASF - Sul

Relaxamento, controle da respiração, meditação, concentração, fortalecimento.

NASF - Sul

Terapia do abraço, confraternização, socialização, autoestima, dinâmica de grupo.

NASF - Sul
Cinesioterapia, fortalecimento, alongamento, concentração, consciência corporal, coordenação motora.

Centro da Juventude - CEJU
Vila Yolanda

Alongamento, fortalecimento, consciência corporal, mobilização articular, concentração, controle da respiração.

Associação dos moradores 1º de Maio


MATRICIAMENTO

 Matriciamento de gerentes das UBS

Ainda é um termo pouco conhecido e compreendido pelo serviço de saúde como um todo. Pra ser mais simples, é um método de "treinamento", ou seja, “matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica” (Ministério da Saúde, 2011, p. 13)

Entende-se por matriciamento, o suporte realizado por profissionais e diversas áreas especializadas dado a uma equipe interdisciplinar com o intuito de ampliar o campo de atuação e qualificar suas ações. (FIGUEIREDO apud SILVA; LIMA; ROBERTO; BARFKNECHT; VARGAS; KRANEN e NOVELLI, 2010).


O apoio matricial, formulado por Gastão Wagner em 1999, tem possibilitado, no Brasil, um cuidado colaborativo entre a saúde mental e a atenção primária (Ministério da Saúde, 2011 p. 13), e essa relação amplia a possibilidade de realizar a clínica ampliada e a integração e diálogo entre diferentes especialidades e profissões (CAMPOS e DOMITTI apud Ministério da Saúde, 2011).
Gastão Wagner Souza Campos (2001) aponta para essas questões através da conceituação de Apoio Paidéia. Segundo o autor, no Apoio Paidéia a execução das funções de gestão devem ser realizada entre os sujeitos, pois o não reconhecimento da gestão como produto da interação entre as pessoas acarretará na reprodução das formas burocratizadas de trabalho, o que gera um empobrecimento da subjetividade e dos fatores sociais dos trabalhadores e usuários (CAMPOS, 2001). Ou seja, o conceito de Paidéia está inteiramente relacionado à palavra que é de origem Grega e significa o desenvolvimento do ser humano de forma integral (formado pelo olhar direcionado a saúde, a educação, as relações sociais, o ambiente e o respeito as diferenças entre as pessoas e os grupos). (CALDAS & ELLER).
O Ministério da Saúde propõe, através do projeto Humaniza SUS, uma articulação entre a Atenção Básica e a Saúde Mental, “designando o trabalho a ser feito no processo de viabilizar o acesso à saúde e a qualificação dos cuidados” (SILVA; LIMA; ROBERTO; BARFKNECHT; VARGAS; KRANEN e NOVELLI, 2010, p. 1). Sendo assim, o trabalho na Atenção Básica “ocupa um lugar estratégico no desenvolvimento das ações em saúde” (SILVA; LIMA; ROBERTO; BARFKNECHT; VARGAS; KRANEN e NOVELLI, 2010, p. 1).
Entretanto, os sistemas de saúde, tradicionalmente, se organizam de forma hierárquica, havendo uma transferência de responsabilidades ao encaminhar um caso de um serviço para o outro. Deste modo, torna-se precária, difusa e, em alguns momentos, inexistente a comunicação entre os serviços, que quando ocorre é através de informes escritos (encaminhamento, parecer, formulário de contra referência, etc.) e não oferecem uma boa resolução para os casos. Contudo, esse novo modelo integrador – o modelo matricial – busca transformar essa lógica tradicional, tecnicista, burocratizada e pouco dinâmica através de atividades que propiciam a integração dos profissionais e de seus saberes.

É perceptível a dificuldade dos profissionais de conseguirem consolidar uma equipe interdisciplinar que busca trabalhar coletivamente e em parceria com os demais serviços ligados a ela. São as más condições de trabalho e salários e equipes com imensa rotatividade, talvez as dificuldades mais citadas. Porém é importante compreender que algumas estratégias criadas em prol do sistema de saúde funcionam inclusive como apoio diante dessas questões, pois o matriciamento, a educação popular, o acolhimento são ferramentas que se bem trabalhadas poderão inclusive ajudar a população a perceber a importância desses dispositivos e, talvez, instrui-los criticamente para lutar por seus direitos.
O que não se pode negar é que de fato o maticiamento e tantas outras ações realizadas coletivamente, apesar da dificuldade de serem exercidas, contribuem imensamente ao profissional que se sente reconhecido diante dessas ações e à sociedade que só tem a ganhar com as intervenções realizadas.

Aprendi: Que o matriciamento, nada mais é do que o diálogo permanente entre profissionais da saúde de forma interdisciplinar e multiprofissional.


Para melhorar meu aprendizado: Compreender na prática, como essa estratégia pode ser eficaz na melhoria do serviço público de saúde em Foz do Iguaçu.

Reflexão: Ainda existe uma barreira muito forte entre as equipes de ESF e UBS tradicionais em compreender a importância da Educação Permanente no processo de trabalho em saúde, e o diálogo interdisciplinar como fator de melhoria no estreitamento das ações de saúde para junto da equipe (corresponsabilidade), como isso facilitando o trabalho da equipe e sendo mais resolutivo nos serviços prestados à população.

Aula inaugural da Turma da Coluna no NASF Sul



O NASF Sul de Foz do Iguaçu iniciou suas atividades este semestre com o chamamento de mais profissionais do concurso público para compor a equipe. Após a aula inaugural, foi realizado uma linda confraternização onde cada um pôde trazer uma guloseima e compartilhar entre todos. A equipe do NASF Sul ainda não está completa, sendo a presença de uma fisioterapeuta e um nutricionista, e conta com a participação de profissionais da ESF.

Reflexão: Ainda faltam profissionais para serem chamados do concurso público ou se necessário fazer novo concurso, pois é totalmente insuficiente a quantidade de profissionais para realização de ações estratégicas para promover a saúde da população e dar amplo apoio à ESF nessa região.

Processo Seletivo para Residência 2020


O Programa da Residência Multiprofissional em Saúde da Família é um curso de Pós-Graduação na modalidade lato sensu e que possui uma carga horária total de 5760 horas, divididas em 20% teóricas e 80% práticas. A carga horária semanal do residente é de 60 horas. Ao final do curso o pós-graduando obterá o título de Especialista em Saúde da Família na modalidade residência. O curso tem duração de dois anos tendo como início a primeira semana de março de 2016. São oferecidas 12 vagas para profissionais graduados na área da saúde distribuídas da seguinte maneira: 02 vagas para Enfermagem, 02 vagas para Fisioterapia 02 vagas para Nutrição, 02 vagas para Psicologia, 02 vagas para Odontologia e 02 vagas para Bacharel em Saúde Coletiva. Os profissionais selecionados terão bolsas a serem liberadas sobre total responsabilidade do Ministério da Educação.

Edital publicado para processo 2020:
https://portal.unila.edu.br/especializacao/residencia/processo-seletivo


Seminário Internacional de Saúde do Homem

Nos dias 25-27 de setembro de 2019, aconteceu o Seminário Internacional de Saúde do Homem, no PTI - Itaipu, Foz do Iguaçu - PR. O evento contou com presença de profissionais da saúde pública da Argentina, Brasil e Paraguai e trouxe uma temática pouco debatida entre esses países. 

A realização é do GT Itaipu-Saúde, Grupo de Trabalho constituído pela Itaipu Binacional e composto por representantes do governo e entidades representativas de saúde do Brasil, Paraguai e da Argentina. O objetivo do seminário é articular, planejar e fomentar ações mais integradas relacionadas à saúde do homem, diante das diferenças regionais, e ainda, capacitar os gestores e profissionais da saúde, incluindo agentes comunitários de saúde, sobre as temáticas ligadas ao cuidado em saúde do homem.


Tivemos ainda, a oportunidade de conhecer alguns locais turísticos de ITAIPU. Foi uma experiência única, pois enquanto residentes não temos tempo hábil para reunir todos em um ambiente de tamanha exuberância. Durante a programação foi nos oferecido a oportunidade de conhecer o Refúgio Biológico, um passeio rico em conhecimento e totalmente natural, conhecemos o projeto Piracema, que foi idealizado para manter a diversidade de espécies de peixes do rio, e que com a construção da represa, trouxe a diminuição da sobrevida dessas espécies. Foi então construído um córrego artificial para que as espécies pudessem se reproduzir e subir o rio em direção a represa. Também conhecemos diversas espécies de aves, plantas, e animais silvestres em perigo de extinção, como por exemplo a onça pintada.

O Polo Astronômico foi outra importante visita, que nos trouxe um pouco da história dos nossos antepassados e de como se guiavam através do tempo e espaço usando os artifícios naturais. Pude visualizar o sol através de um potente telescópio e viajar virtualmente pelo imenso espaço e seus planetas. 

Reflexão: Mesmo em serviço e educação permanente, é possível desfrutar de momentos agradáveis, o contato com a natureza proporciona relaxamento e renova nossas convicções de que é possível trabalhar em harmonia uns com os outros sem enveredar para o adoecimento.