segunda-feira, 2 de março de 2020

NASF-AB e Secretaria do Esporte





O tema intersetorialidade em saúde vem sendo discutido com mais foco desde a implantação do SUS, que tem como princípios a descentralização das decisões a nível local, a participação do cidadão nas decisões e a universalização do acesso.

Em parceria com a secretaria municipal de saúde, a secretaria de esportes e lazer está desenvolvendo o projeto Ginástica Comunitária nos bairros. A atividade atende principalmente o público da terceira idade. Duas ou três vezes por semana em cada região da cidade, um profissional de educação física se reúne com os participantes. Por meio de exercícios específicos para essa faixa etária de idade, o objetivo é promover a qualidade de vida dos integrantes.

Em 2019, sob iniciativa do NASF-AB, foi proposto a unificação de ações que já aconteciam da secretaria de esporte e secretaria de saúde no município de Foz do Iguaçu. Depois de algumas reuniões de planejamento, a equipe multiprofissional do NASF-AB (fisioterapeuta, psicologo, nutricionista, assistente social, outros) juntamente com os educadores físicos realizam em conjunto a Ginástica Comunitária. Essa integração vem trazendo uma vivência muito positiva, dentre elas: a discussão de casos clínicos, compartilhamento de exercícios propostos, monitoramento de sinais vitais durante os exercícios, encaminhamentos quando necessário para acompanhamento médico nas unidades de saúde, melhora da adesão dos participantes, supervisão e correção dos exercícios individuais, entre outros.

Reflexão: Entre os multiprofissionais envolvidos, destaco a interação do educador físico e do fisioterapeuta, que por muito tempo debatem uma acirrada disputa pelo mercado de trabalho, motivados por políticas internas de conselhos de classe, que não vem ao caso agora, mas que de alguma forma acabam por dificultar  o processo de intersetorialidade. Vejo que nesse caso, mais uma barreira foi ultrapassada, e temos percebido que é possível usar o conhecimento multiprofissional e interdisciplinar em prol da saúde pública onde o mais beneficiado é o cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário