domingo, 14 de julho de 2019

Projeto Horta dos Trabalhadores



Ahortas comunitárias têm o papel de produzir alimentos através do trabalho voluntário da comunidade. Elas podem ser implementadas em áreas públicas dentro da cidade ou em condomínios. No mês de julho deu-se início ao projeto de construção da horta dos trabalhadores da saúde da UBS do Jardim São Paulo 2, que contou com o apoio da comunidade e iniciativa de uma agente comunitária. Todos deram sua parcela de contribuição, e foi construída dentro do espaço de estacionamento da unidade.

A ideia surgiu com uma proposta de consumir alimentos saudáveis e o cuidado da saúde alimentar. Enquanto trabalhadores da saúde muitos não se atentam para uma educação alimentar devido a intensa rotina de trabalho. Outros, quando necessitam se alimentar no espaço de trabalho, não conseguem se alimentar de forma saudável, adquirem alimentos industrializados e marmitex, que na maioria das vezes oferece uma dieta rica em gordura e com riscos iminentes de infecção alimentar. 

A horta dos trabalhadores irá proporcionar alimentos saudáveis e ricos em nutrientes através dos vegetais, além de fortalecer a integração e o relacionamento interpessoal, pois exige o trabalho em equipe.

Reflexão: Estou ansioso para ver o resultado, não só pelo alimento saudável, mas pelo fortalecimento interpessoal da equipe. Percebo que a proposta da horta irá unir mais a equipe, pois terão agora que compartilhar uma responsabilidade que envolve a saúde de todos. A equipe do NASF também teve papel ativo na construção da horta, pois entende que a saúde do trabalhador perpassa as relações interpessoais e é fundamental para redução dos agravos a saúde do trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário