As atividades acadêmicas fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional, e complementam as 12 horas teóricas. No primeiro semestre temos as seguintes disciplinas: Diagnóstico situacional e planejamento em saúde na comunidade; Educação ambiental na saúde da família; Ferramentas da epidemiologia e bioestatística para o trabalho em saúde da família em região de fronteira; Modelos de atenção à saúde, APS e saúde da família. As aulas são expositivas e discursivas, artigos são analisados em sala, grupos de estudo, leitura dinâmica, fazem parte da metodologia usada.
Aprendi: Que a Saúde Única é o conceito de visão complexa de mundo, baseada na teoria da complexidade, em que a diferença das partes são antagônicas, complementares e concorrentes simultaneamente. O ser humano é natureza, é uma das espécies que compõe a biosfera. "Não somos donos do planeta, ...somos usuários compartilhantes". Clélia e Mauro. Mudanças climáticas, saúde educação ambiental como política pública em tempos de crise socioambiental. Rev Polit Pub, 2018.
Me motivou: Em particular me chamou a atenção a aula de bioestatística do professor de epidemiologia. Gosto da pesquisa, e ainda na graduação me identifiquei com esse assunto. Ao rever alguns conceitos de bioestatística pude renovar meus conhecimentos.
Para melhorar meu aprendizado: Vou recapitular a bioestatística e colocar em prática no campo da pesquisa. Aplicar os métodos aprendizados e revisados no diagnóstico situacional.
Sugestão: Que as aulas aconteçam em apenas um dia da semana no turno da tarde e noite. Devido o trabalho intenso da semana, o aprendizado em outro horário noturno, fica comprometido com pouco aproveitamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário