O trabalho é um dos determinantes da saúde e do bem-estar do (a) trabalhador (a) e de sua família. Além de gerar renda, que viabiliza as condições materiais de vida, tem uma dimensão humanizadora e permite a inclusão social de quem trabalha, favorecendo a formação de redes sociais de apoio, importantes para a saúde. Assim, ele pode ter um efeito protetor, ser promotor de saúde, mas também pode causar mal-estar, sofrimento, adoecimento e morte dos (a) trabalhadores, aprofundar iniquidades e a vulnerabilidade das pessoas e das comunidades e produzir a degradação do ambiente. Esta visão do trabalho enquanto determinante social de saúde e doença orienta este capítulo que apresenta elementos para reconhecer e lidar com os agravos relacionados ao trabalho.
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), disposta no Anexo XV da Portaria de Consolidação n.º 2, de 28 de setembro de 2017 (BRASIL, 2017b), define:
Art. 8º.III - garantir a integralidade na atenção à saúde do trabalhador, que pressupõe a inserção de ações de saúde do trabalhador em todas as instâncias e pontos da Rede de Atenção à Saúde do SUS, mediante articulação e construção conjunta de protocolos, linhas de cuidado e matriciamento da saúde do trabalhador na assistência e nas estratégias e dispositivos de organização e fluxos da rede.
Caderno 41 da Atenção Básica. Disponível em:https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://renastonline.ensp.fiocruz.br/recursos/caderno-atencao-basica-41-saude-trabalhador-trabalhadora&ved=2ahUKEwjqmvy3h9HhAhUBIrkGHSXrB_YQFjAAegQIBhAB&usg=AOvVaw3ct-xv4N33CN4JYQBIFACM
O NASF Leste organiza um grupo de Saúde do Trabalhador nas duas UBS do Jardim São Paulo em Foz do Iguaçu. Os participantes são os funcionários das respectivas unidades de saúde, dentre eles: recepção, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, ACS, serviços gerais, médicos, acadêmicos. Se reúnem uma vez por semana no horário de 12:00 onde há pouca movimentação de usuários da UBS. Foi feito uma reunião de pactuação com os funcionários para a continuidade das ações, a maioria referiu que gostaria que houvesse seguimento das atividades devido os inúmeros benefícios percebidos no ano anterior.
Reflexão: Foi observado que algumas UBSs possuem funcionários afastados por estresse emocional, depressão, e tentativa de suicídio. Faz necessário investigar as principais causas do sofrimento mental que vem acometendo os servidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário