Como Política de Educação na Saúde, a Educação Permanente em Saúde envolve a contribuição do ensino à construção do SUS. O Sistema Único de Saúde e a Saúde Coletiva têm características profundamente brasileiras, assim como a integralidade na condição de diretriz do cuidado à saúde e a participação popular com o papel de controle social. Por decorrência dessas particularidades, as políticas de saúde e as diretrizes curriculares nacionais para a formação dos profissionais da área buscam inovar na proposição de articulações entre o ensino, o trabalho e a cidadania.
Ricardo e Alcindo. Educação Permanente em Saúde. Dic Educ Prof Saude, FIOCRUZ, 2009. Disponível em: <http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/edupersau.html#topo>
Aprendi: O UNA-SUS é um portal público de acesso a cursos à distância. O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES disponibiliza recursos educacionais desenvolvidos para o ensino-aprendizagem de trabalhadores da saúde. Aqui você encontra vídeos, textos, imagens, entre outros conteúdos, para atender às necessidades de formação e capacitação desses trabalhadores.
Me motivei: Me inscrevi no curso de "Cuidados à saúde do idoso na atenção básica" com 10 horas de carga horária à distância.
Para melhorar meu aprendizado: Escolhi este curso devido minha experiência no campo com idosos onde 80-90% são usuários do SUS.
Sugestão: Que haja salas de estudos com equipamento multimídia para que os cursos sejam feitos em grupos nas unidades de saúde. Todos têm acesso aos cursos, porém nem todos tiram tempo para tal. Se fossem motivados a fazerem o curso juntos no próprio ambiente de trabalho seria bem mais eficaz o processo de educação permanente em saúde. Como é o exemplo do curso de Saúde Baseada em Evidências promovido pelo Hospital Albert Einstein, que incentiva entidades a promoverem o curso através de vídeo conferências no ambiente de trabalho, de forma gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário