sexta-feira, 26 de abril de 2019

Educação em Saúde






Essa semana a equipe do NASF esteve realizando uma atividade de Educação em Saúde no colégio municipal Santa Rita em Foz do Iguaçu. O tema abordado foi os determinantes de saúde (estilo de vida) e sua relação com os determinantes da doença. Foi utilizado uma corda para simbolizar um cabo de guerra entre os determinantes da saúde e doença. As crianças eram escolhidas e uma plaquinha com o determinante era colocado em seu peito para representá-lo. A medida que as crianças iam para a corda, simbolicamente representava o quanto de saúde ou doença elas elas iriam escolher, se para um lado (saúde) ou para outro (doença). Entre os determinantes de saúde estavam: exercício físico, beber água, dormir cedo, come frutas e legumes, obedecer, etc. Entre os determinantes da doença estavam: ficar muio tempo no celular, comer muito doce e salgadinhos, sedentarismo, comer frituras, etc.

Me motivou: Desenvolver mais Projetos de Educação em Saúde com as crianças. Aliás, o melhor caminho para reduzir inúmeros agravos à saúde da população idosa no futuro é ensinar as crianças agora.

Aprendi: Toda escola deveria promover projetos sobre saúde como esta. A equipe foi convidada devido a um projeto de Saúde e Meio Ambiente que está sendo desenvolvido pela escola. Parabéns aos professores e idealizadores do projeto!

Para melhorar meu aprendizado: Sorrir mais, sonhar mais, perguntar mais, agradecer mais, viver mais intensamente. Conceitos extraídos das crianças. Me fez muito bem!

Sugestão: Que haja uma continuidade do Programa de Saúde na Escola. Apesar de não ser esse o caso, foi importante refletir que o programa não deve ser único, mas que haja uma continuidade planejada. A criança é uma ferramenta importante para a multiplicação do saber. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário