segunda-feira, 15 de abril de 2019

XIII CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 A Conferência Municipal de Saúde acontece a cada 4 anos,  este ano reuniu cerca de 700 delegados. O tema escolhido foi o mesmo da Conferência Nacional que irá acontecer em agosto deste ano. Foram realizadas cerca de 100 Pré Conferências e 600 propostas. O local do evento foi o Hotel Internacional no Centro da cidade e reuniu cerca de 900 participantes. Como resultado foram sintetizadas cerca de 300 propostas que serão transformadas em futuras diretrizes de melhorias no SUS. 
Aprendi: Que Responsabilidade Social sobre é um dever como cidadão nesse país. A saúde é um direito de todos, e dever do estado, mas não me isenta da responsabilidade de autonomia que tenho sobre minha saúde. O Controle Social está na Constituição Brasileira, e foi instituído em 1992 na Lei 8.142 que trata das diretrizes do SUS. Participei do evento como Conselheiro Municipal, e membro da comissão organizadora da XIII Conferência Municipal de Saúde. Também estive representando a APFFIR com o delegado nato na conferência, e representante da UNILA no Programa de Residência Multiprofissional. Foi uma experiência muito significativa, pois pude compreender melhor as políticas de Saúde pública que perpassam pela democracia social. A participação da sociedade é fundamental na construção de melhorias do Sistema Único de Saúde. 
Me motivou: A dialogar de forma multiprofissional sobre os desafios do serviço público de saúde e buscar melhorias para a atuação nas estratégias de Saúde. Algumas propostas foram feitas para melhorar as ações do NASF. Uma delas foi a implantação das Práticas Integrativas Complementares que amplia o serviço com baixo custo e eficiência no cuidado. A humanização do serviço também é algo a ser motivado enquanto multiprofissionais.
Sugestão: A divulgação das pré conferências, que elege os delegados que farão parte da conferência, precisa ser feita de forma mais evidente. Toda entidade comunitária que representa a população em geral pode realizar a sua pré conferência, e não somente aquelas que compõem a cadeira no COMUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário